Programa EUSOUDIGITAL

Programa governamental para eliminar iliteracia digital.

Atualmente uma grande parte da nossa vida passa pelo mundo digital. Teletrabalho, ensino a distância, utilizar serviços públicos, comunicar e mesmo gerir o lar têm uma componente digital. Um défice nesta área pode dificultar ou mesmo impedir o desempenho ocupacional em áreas como as Atividades da Vida Diária Instrumentais.

Não podemos falar de inclusão sem englobar as pessoas com diversidade funcional como pessoas com deficiência e idosos.

O aTOPlab apetrechado com as tecnologias disponibilizadas pela Fundação Altice apoia gratuitamente qualquer pessoa individualmente ou utentes de IPSS que queiram fazer a capacitação digital.

O aTOPlab assume-se como um Centro EUSOUDIGITAL, com competência específica para a formação de pessoas com diversidade funcional, mormente pessoas com deficiência e idosos.

O Programa EUSOUDIGITAL pretende ajudar um milhão de Portugueses a dar os primeiros passos na internet através de uma rede nacional com milhares de Voluntários e com o apoio de mais de 1.500 Centros que estão a ser criados em todo o País.

O Programa propõe-se trabalhar com pessoas que não têm, atualmente, qualquer interação com o mundo online, em particular, adultos acima dos 45 anos, e que pretendam adquirir competências digitais básicas essenciais ao dia-a-dia, permitindo uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependem do acesso à internet, e o combate ao isolamento através de ferramentas digitais de comunicação

É uma iniciativa que junta o Estado Português através da Estrutura de Missão Portugal Digital, a Caixa Geral de Depósitos e o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, sendo cofinanciado pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Social Europeu da União Europeia.

Em sessões gratuitas os alunos irão aprender a navegar na internet, procurar informação online e criar a sua identidade digital. 

Se conhece alguém que pode usufruir deste programa ajude-a(o) a inscrever-se AQUI.