Projetos
HA&RD Project
Elisabete Roldão
Assistive Technology and Occupational Performance Laboratory (aTOPlab), Center for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare), Escola Superior de Saúde, Politécnico de Leiria
Dulce Gomes
Assistive Technology and Occupational Performance Laboratory (aTOPlab), Center for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare), Escola Superior de Saúde, Politécnico de Leiria
Rui Fonseca-Pinto
Assistive Technology and Occupational Performance Laboratory (aTOPlab), Center for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare), Escola Superior de Saúde, Politécnico de Leiria
Colaborações
Contributo para a melhoria discriminativa do teste de estereognosia do Screening Assessment of Sensory Integration (SASI) – Research ED. V.2.2. HA&RD Project
Em Portugal foi realizada a tradução e adaptação cultural e linguística do SASI v.2.2. (Costa, 2019) e iniciou-se a validação, onde se estudou a fidedignidade e a validade discriminante e de construto (Marques, 2020). Neste último, verificou-se uma boa consistência interna e concordância interobservador. O SASI também se mostrou um instrumento capaz de discriminar entre grupos etários, onde seis dos seus domínios medem a cotação total do SASI e este total pode ser usado na população portuguesa. O domínio que avalia a discriminação tátil apresenta uma fiabilidade aceitável, mas com um valor não muito alto (Marques, 2020).
Com base nos diferentes estudos realizados onde se avaliou a validade do SASI, um dos domínios que obteve dados menos significativos foi o da discriminação tátil. Este domínio do SASI é composto por três provas específicas, a de estereognosia, a de localização do estímulo tátil e a de cinestesia. Ao longo dos anos, vários investigadores, terapeutas especialistas em integração sensorial que aplicam o SASI e a própria autora foram notando que o teste de estereognosia do SASI era pouco sensível às pequenas variações de desempenho das crianças, pelo que teria que sofrer algumas alterações para que se tornasse mais discriminante.
Neste sentido o objetivo desta investigação é contribuir para a melhoria da capacidade discriminativa do teste de estereognosia do Screening Assessment of Sensory Integration (SASI) – Research Ed. V.2.2 e como objetivo específico verificar a validade discriminante entre o teste de estereognosia do SASI Research Ed. V.2.2 e o teste de estereognosia com as modificações.
Ana Reis
Estudante de Mestrado de Terapia Ocupacional – Especialização em Integração Sensorial da Escola Superior de Saúde Alcoitão
Helena Reis
Center for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare), Escola Superior de Saúde, Politécnico de Leiria
Paula Serrano
(Coorientadora) – Escola Superior de Saúde de Alcoitão
Smart Speakers na diversidade funcional: um estudo de caso com uma pessoa com Distrofia muscular de Duchenne
Estudo no âmbito do Mestrado em Terapia Ocupacional do Politécnico do Porto de Rafael Tavares, orientado por Jaime Ribeiro, ambos do aTOPlab. O mestrado é coorientado por Helena Sousa do Politécnico do Porto.
Rafael Tavares
Estudante do Mestrado em Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto & Assistive Technology and Occupational Performance Laboratory (aTOPlab), Center for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare), Escola Superior de Saúde, Politécnico de Leiria
Jaime Ribeiro
Teraoeuta Ocupacional
Assistive Technology and Occupational Performance Laboratory (aTOPlab), Center for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare), Escola Superior de Saúde, Politécnico de Leiria