Andreia Salvador

Licenciada em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Mestre em Intervenção para o envelhecimento ativo, Pós-graduada em Terapia da Fala em contexto educativo e atualmente doutoranda do Programa Doutoral em Estudos da Criança, itinerário de Educação Especial, pelo Instituo de Educação da Universidade do Minho a desenvolver a tese “O envolvimento de crianças com e sem Perturbação do Espetro de Autismo nas rotinas do pré-escolar”.
Desde setembro de 2012, Professora Adjunta Convidada no Curso de Licenciatura em Terapia da Fala, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria.
Desde o ano de 2002 e até ao ano 2015 desenvolveu a sua experiência profissional na intervenção nos Agrupamentos de Escolas com Unidades de Ensino Estruturado para a intervenção de crianças com Perturbação do Espetro de Autismo. Paralelamente desenvolveu sua prática clínica na APPDA – Leiria e atualmente abraçou um projeto diferenciado de avaliação e intervenção de crianças jovens com perturbações neurodesenvolvimentais, fazendo parte de uma equipa pluriprofissional que avalia, intervêm com crianças de idades precoces com limitações no seu perfil comunicativo e linguístico.
Tem apostado na formação em diversos programas de intervenção em Perturbação do Espetro de Autismo e outras perturbações neurodesenvolvimentais, nomeadamente o “Modelo SCERTS – Social Communication, Emotional Regulation and Transactional Support”, o programa Picture Exchange Communication System (PECS); Pivotal Responsive Training (PRT); DIR- Floortime; MAKATON, entre outros.
No âmbito científico, realizou diversas comunicações orais em congressos e formações sobre a Perturbação do Espetro de Autismo, a Comunicação (estratégias) e Comunicação Aumentativa e Alternativa, dirigidas a Terapeutas da Fala, outros profissionais, pais e crianças. A área da Comunicação Aumentativa e Alternativa (seleção do produto de apoio, a sua implementação e acompanhamento na intervenção) tem sido o foco no desenvolvimento de projetos de investigação, que converge com a prática clínica atual.