Helena Reis
Instituto de Educação da Universidade do Minho. Mestre em Intervenção Precoce-Educação Especial, pelo Instituto de Estudos à Criança na Universidade do Minho. Especialista em Terapia e Reabilitação- Terapia Ocupacional. Pós graduada em “Integração Sensorial”. Pós graduada em “Introdução aos Modelos Estatísticos em Epidemiologia” – organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa”. Na prática clinica integrou uma equipa de intervenção precoce especializada nas Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, na Associação Portuguesa para as perturbações do desenvolvimento e Autismo do Norte (APPDA-Norte) e em clinicas pediátricas privadas onde acompanhou crianças com perturbações desenvolvimentais e suas famílias durante 15 anos.
Iniciou a sua atividade docente em 2010 sendo, neste momento, docente a tempo integral na ESSLei mas colabora com outras Escolas/Faculadades, nomeadamente a ESSA, onde leciona desde 2016 ao mestrado de Terapia Ocupacional-Integração Sensorial.
Investigadora Principal da equipa de candidatura ao concurso FCT ERA NET NEURON-Call for Joint Transnational Research Projects 2021 com o título “Technological application for sensory regulation of children with ASD in different natural contexts” no valor de 250.000 euros. O projeto envolveu dois parceiros internacionais: Fintan Sheerin – Associate Prof in Intellectual Disability Nursing and Head of the School of Nursing & Midwifery on Trinitty College in Dublin e Josep Monguet – Industrial Engineer, PhD da Universitat Polytecnica da Catalunya.
Dado que este projeto não mereceu financiamento por parte da FCT, resolveu começar a desenvolvê-lo com um grupo de estudantes do 4º ano em colaboração com a colega Catarina Reis, do curso de Engenharia Informática da ESTG.
Assim, foi possível desenvolver uma aplicação(“REGUL-A”) para pais de crianças com autismo poderem regular as suas crianças nas atividades da vida diária, desenvolvidas em contexto de casa. A investigação mereceu uma publicação no International Journal of Envoronmental Research and Public Health intitulada: Regul-A: A Technological Application for Sensory Regulation of Children with Autism Spectrum Disorder in the Home Context.
Este projeto continua em desenvolvimento.